Tutorial - realizar nossa primeira alteração

(This page in English: TutorialFirstChange)

(Esta página é a parte 4 de 9 da série BrazilianPortugueseTutorial. A parte anterior é BrazilianPortugueseTutorialHistory, a próxima parte é BrazilianPortugueseTutorialShareChange)

Prosseguindo a partir de BrazilianPortugueseTutorialHistory, nós estamos dentro de nosso repositório my-hello que clonamos em BrazilianPortugueseTutorialClone.

É uma boa prática no desenvolvimento com o Mercurial isolar cada mudança em um repositório separado (veja também WorkingPractices). Isso evita que código não-relacionado se misture, e facilita o teste em separado de partes individuais do trabalho. Vamos prosseguir de acordo com esse modelo.

Nosso tolo objetivo é fazer com que o programa "hello, world" imprima outra linha de saída. Em primeiro lugar, nós criamos um novo repositório chamado my-hello-new-output, um clone de my-hello, para nosso pequeno projeto:

$ cd ..
$ hg clone my-hello my-hello-new-output
updating working directory
2 files updated, 0 files merged, 0 files removed, 0 files unresolved

Note que demos um nome descritivo para nosso novo repositório, basicamente identificando o propósito do repositório. Já que no Mercurial a criação de um clone de um repositório é uma operação barata, nós rapidamente iremos acumular muitos repositórios ligeiramente diferentes. Se nós não dermos a eles nomes descritivos, rapidamente perderemos a capacidade de diferenciá-los (veja RepositoryNaming).

Agora é o momento de fazer uma mudança no novo repositório. Vamos entrar no diretório de trabalho, que é simplesmente o nome que damos para o diretório onde estão todos os arquivos, e modificar o código fonte com nosso editor favorito:

$ cd my-hello-new-output
$ vi hello.c

O conteúdo de hello.c inicialmente é:

/*
 * hello.c
 *
 * Placed in the public domain by Bryan O'Sullivan
 *
 * This program is not covered by patents in the United States or other
 * countries.
 */

#include <stdio.h>

int main(int argc, char **argv)
{
        printf("hello, world!\n");
        return 0;
}

Vamos editar a função main para que ela mostre uma linha extra de saída:

(...)

int main(int argc, char **argv)
{
        printf("hello, world!\n");
        printf("sure am glad I'm using Mercurial!\n");
        return 0;
}

Assim que terminamos, fechamos nosso editor favorito, e está feito. A edição está agora pronta para criarmos uma revisão.

Mas e se interrompermos nosso trabalho, e esquecermos quais mudanças farão parte da revisão quando a criarmos? Para verificar quais arquivos foram modificados nós usamos o comando status}:

$ hg status
M hello.c

A saída é compacta, mas o prefixo M está meramente nos dizendo que hello.c foi modificado, então nossa mudança está pronta para ser incluída em uma revisão.

Ao invés da forma longa hg status podemos alternativamente digitar apenas hg st: o Mercurial suporta abreviação de comandos, bastando apenas que os caracteres digitados formem um prefixo distinto de um comando.

$ hg st
M hello.c

Nós também podemos examinar as mudanças em si que fizemos no arquivos usando o comando diff:

$ hg diff
diff -r 82e55d328c8c hello.c
--- a/hello.c   Fri Aug 26 01:21:28 2005 -0700
+++ b/hello.c   Mon May 05 00:27:56 2008 +0200
@@ -12,5 +12,6 @@
 int main(int argc, char **argv)
 {
        printf("hello, world!\n");
+       printf("sure am glad I'm using Mercurial!\n");
        return 0;
 }

<!> No caso de querermos descartar nossas mudanças e começar novamente, podemos usar o comando revert para restaurar hello.c para seu estado sem modificações (ou usar a opção --all para restaurar todos os arquivos). Apenas esteja certo de que é isso que você realmente quer fazer (veja Revert).

$ hg revert hello.c

revert renomeia o arquivo hello.c modificado para hello.c.orig e restaura hello.c para seu estado não modificado original.

status agora lista hello.c.orig como não rastreado (prefixo "?").

$ hg st
? hello.c.orig

Se mudarmos de idéia novamente e quisermos reaproveitar a modificação que fizemos, basta removermos o arquivo hello.c sem modificações e renomearmos de volta o hello.c.orig para hello.c:

$ rm hello.c
$ mv hello.c.orig hello.c
$ hg st
M hello.c

O ato de criar uma revisão é chamado consolidação (committing, em inglês). Nós fazemos uma consolidação através do comando commit. Esse comando possui um nome curto alternativo: ci (do inglês "check in"), então podemos usar:

$ hg ci

Isso irá abrir o editor de texto padrão, e apresentar algumas linhas de texto.

Nota: O editor de texto padrão em um Unix é o vi. Isso pode ser alterado usando as variáveis de ambiente EDITOR ou HGEDITOR.

HG: Enter commit message.  Lines beginning with 'HG:' are removed.
HG: --
HG: user: mpm@selenic.com
HG: branch 'default'
HG: changed hello.c

A primeira linha é vazia, e as linhas que se seguem identificam o usuário, nome de ramo e os arquivos que irão incorporar esta revisão.

O nome de ramo padrão é "default" (veja NamedBranches). O valor padrão para "user" é lido do arquivo de configuração ~/.hgrc, seção "ui", valor "username" (veja hgrc(5)). Alternativamente, ele pode ser especificado na linha de comando com a opção -u (veja hg help ci ou hg.1.html#commit).

Para consolidar esta revisão, nós devemos descrever seu propósito (veja ChangeSetComments). Vamos digitar algo assim:

Express great joy at existence of Mercurial
HG: Enter commit message.  Lines beginning with 'HG:' are removed.
HG: --
HG: user: mpm@selenic.com
HG: branch 'default'
HG: changed hello.c

Em seguida, nós salvamos o texto e fechamos o editor, e se tudo correr bem, o comando commit irá terminar sem imprimir nada.

<!> Se você fechar o editor sem salvar o texto, commit irá abortar a operação, de modo que você pode mudar de idéia antes da consolidação.

Vejamos o que o comando status vai nos dizer agora:

$ hg st

Nada! Consolidamos nossa mudança para uma revisão, de modo que não há arquivos modificados. Nossa tip agora combina com o conteúdo de nosso diretório de trabalho.

O comando parents nos mostra que o diretório de trabalho de nosso repositório está agora em sincronia (veja Update) com a nova revisão consolidada. (aqui temos apenas uma revisão pai, o que é sempre o caso após uma consolidação. Nós veremos o caso de dois pais em BrazilianPortugueseTutorialMerge):

$ hg par
changeset:   2:86794f718fb1
tag:         tip
user:        mpm@selenic.com
date:        Mon May 05 01:20:46 2008 +0200
summary:     Express great joy at existence of Mercurial

Aí está! Nós consolidamos uma revisão.

Nós podemos agora podemos examinar o histórico de mudanças do nosso novo trabalho:

$ hg log
changeset:   2:86794f718fb1
tag:         tip
user:        mpm@selenic.com
date:        Mon May 05 01:20:46 2008 +0200
summary:     Express great joy at existence of Mercurial

(...)

Nota: Naturalmente o usuário, data e ID de revisão irão variar.

Como discutimos em BrazilianPortugueseTutorialClone, a nova revisão existe apenas neste repositório. Esse é um aspecto muito importante do modo como o Mercurial opera.

Para ver como compartilhar mudanças, prossigamos para BrazilianPortugueseTutorialShareChange.


CategoryBrazilianPortuguese

BrazilianPortugueseTutorialFirstChange (last edited 2010-05-02 15:36:08 by WagnerBruna)